SALA DE INFORMÁTICA

O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), transforma a aprendizagem tornando-a mais atrativa e exerce um papel, senão fundamental, indispensável para o crescimento intelectual da criança. Atuando como coadjuvantes dos recursos didático-pedagógicos, auxilia o professor a despertar no aluno o desejo da busca do conhecimento. A Internet como uma ferramenta de pesquisa e informação, os softwares educacionais, o uso da multimídia, os atrativos gráficos e sonoros, entre outros, tornam o computador cada vez mais integrante do processo de ensino e aprendizagem.

REGRAS DO LABORATÓRIO

Para manter o laboratório em bom funcionamento, as seguintes orientações devem ser respeitadas, sendo terminantemente proibido: 1. Acessar chats, páginas de relacionamentos ou de conteúdos impróprios ou outras não relacionadas às atividades escolares; 2. Ter atitudes desrespeitosas com os professores e colegas. 3. Consumir ou portar alimentos e bebidas na dependência do laboratório; 4. Alterar as configurações dos computadores e programas; 5. Modificar a localização de periféricos e componentes dos computadores, tais como monitor, teclado e mouse; 6. Fazer download e instalação de qualquer tipo de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

segunda-feira, 21 de julho de 2008

SALA DE RECURSOS-Deficientes Visuais da EEEF Ione C.Santos

ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DA
SALA DE RECURSOS














A Sala de Recursos de Deficientes Visuais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ione Campos dos Santos está em funcionamento desde o final do ano de 2001.
A sala atende a todos os educandos cegos e também os portadores de baixa visão, que são após uma avaliação educacional e desenvolvimento de atividades introdutórias, podem ser encaminhados a uma classe regular correspondente ao seu nível de adiantamento, recorrendo à sala de recursos quando encontrar dificuldades de aprendizagem decorrentes de problemas impostos por sua limitação visual, cuja solução seja impossível através dos recursos utilizados pelo professor do ensino regular. Eles poderão recorrer a sala de recursos sempre que necessitar de materiais ou equipamentos, suplementação de aulas através de material didático que facilite a concretização do aprendizado, ou ainda, para o desenvolvimento de atividades específicas como atividades da vida diária, orientação e mobilidade, alfabetização e escrita braille e informática dentre outras atividades
Atualmente são atendidos na Sala de Recursos 6 alunos, sendo 3 cegos e 3 com baixa visão. Destes alunos, alguns freqüentam a Classe Regular em outras escolas da rede de ensino estadual e municipal e dois alunos aqui na escola Ione: Igor já na 4ª série e Alexsandra no 2º ano do ensino fundamental de 9 anos.
Na Sala de Recursos atualmente estes alunos são atendidos pela professora Vanda Lima Michelon- Especialista em Deficiência Visual.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O UNIVERSO É UMA IMENSA LIVRARIA


A Terra é apenas uma de suas estantes.
Somos livros colocados nela.
Da mesma maneira que as pessoas compram livros, apenas pela beleza da capa,sem pesquisarem o índice e conteúdo do mesmo,muitas pessoas avaliam os outros pela aparência, pela capa física, sem considerarem a parte interna.
Outras procuram livros com títulos bombásticos, sensacionalistas, histórias de terror ou romances profundos.
Também é assim com as pessoas:
Há aquelas que buscam sensacionalismo barato, dramas alheios ou apenas um romance.
Somos homens-livros, lendo uns aos outros.
Podemos ficar só na capa ou aprofundarmos na leitura até as páginas vivas do coração.
A capa pode ser interessante, mas é no conteúdo que brilha a essência do texto.
O corpo pode ter uma bela plástica, mas é o espírito que dá brilho aos olhos.
Também podemos ler nas páginas experientes da vida muitos textos de sabedoria.
Depende do que estamos buscando na estante.
Podemos ver em cada homem-livro, um texto espírito impresso nas linhas do corpo.
DEUS colocou sua assinatura divina ali, nas páginas do coração, mas só quem lê o interior descobre isso.
Só quem vence a ilusão da capa e mergulha nas páginas da vida íntima de alguém, descobre seu real valor, humano e espiritual.
Que todos nós possamos ser bons leitores conscientes.
Que nas páginas de nossos corações, possamos ler uma história de amor profundo.
Que em nossos espíritos possamos ler uma história imortal.
E que, sendo homens-livros, nós possamos ser leitura interessante e criativa nas várias estantes da livraria-universo.
A capa amassa e as folhas podem rasgar.
Mas, ninguém amassa ou rasga as idéias e sentimentos de uma consciência imortal.
O que não foi bem escrito em uma vida, poderá ser bem escrito mais à frente, em uma próxima existência ou além...
Mas, com toda certeza, será publicado pela editora da vida, na estante terrestre...
Ou em qualquer outra estante por aí.
SEJAMOS MUITO FELIZES Não deixemos amassar ou rasgar nossas idéias.
NOSSA HISTÓRIA DE VIDA É ESCRITA E LIDA DIA À DIA.

SITES PARA PROFESSORES E PAIS

SITES BACANAS PARA PROFESSORES!
• www.aomestrecomcarinho.com.br - Aborda temas de cidadania, sexualidade,
informa sobre a carreira no magistério.
• www.mec.gov.br - Ministério da Educação
• www.novaescola.com.br - Reúne reportagens da Revista Nova Escola,
fóruns sobre questões educacionais, bate-papos com professores e
profissionais da área, agenda de eventos, plano de aula, informações
pedagógicas e bibliotecas.
• www.estudefacil.com.br - Traz dicas de cursos inovadores, notícias
atualizadas sobre a área educacional e artigos.
• www.educacaoonline.pro.br - Atualidades do campo educacional no
mundo.
• www.educacional.com.br - Traz dicas sobre temas trabalhados em
sala de aula, redação on line, relato de experiências de profissionais da
área educativa e encaminhamentos metodológicos.
• www.educacaosuperior.inep.gov.br - Traz informações sobre as instituições
de ensino superior, avaliações oficiais dessas instituições e a
situação legal dos cursos, incluindo também informações sobre o financiamento
estudantil.
• http://sitededicas.uol.com.br/ - Reflexões sobre educação, dicas de
atividades, softwares educativos, calendários com eventos educacionais,
relação de escolas do Brasil na internet, materiais didáticos.
• www.educacao.gov.br - Traz os principais indicadores de educação,
níveis de ensino, modalidades e a organização educacional completa
do país.
• www.educarede.org.br - Reúne material de diversas disciplinas que
pode ser usado pelos professores em sala de aula.
• www.museudapessoa.net - Museu virtual de histórias de vida aberto
à participação de quem quiser compartilhar sua história. Permite pesquisar
sobre temas escolares e exposições, além de contar com uma
biblioteca virtual.
• www.adolesite.aids.gov.br/adolesite.htm - Aborda o tema da sexualidade,
das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis em uma
linguagem especialmente desenvolvida para os adolescentes.
• www.dominiopublico.gov.br - Trata-se de uma biblioteca digital com
mais de 14 mil títulos em seu acervo.
• www.teachertube.com/ - Vídeos para serem utilizados em sala de aula.
O professor também pode postar vídeos que possam ser utilizados por
outros colegas. O objetivo é criar uma videoteca virtual.
• Drawing for children – Com este software seu filho ou aluno poderá
fazer desenhos e escrever textos. O software também conta com
grande quantidade de carimbos, planos de fundo e desenhos. O download
está disponível no site: http://people.cs.uu.nl/markov/kids/draw.
html
• Gibizinho – Com ele seu filho ou aluno poderá criar histórias. Contém
vários personagens e balões variados para as mais diferentes formas
de expressão. A versão experimental está no site: www.kiq.com.br.
• Brincando com a Arie – Software que contém quatro brincadeiras em
português e hebraico. Ideal para crianças de até 6 anos. Este software
pode ser encontrado em http://www.krafthaus.com.br. Para fazer o
download clique em extras.
• Hagáquê – É um editor de histórias em quadrinhos. Para fazer o download
clique em http://www.hagaque.cjb.net.

PARA NAVEGAR E SE DIVERTIR COM SEU FILHO
• http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
• www.quizland.com/hiero.mv
• www.kadike.com.br/bau/index.htm
• www.monica.com.br/mural/quadroes.htm
• www.universidadedamagica.com/udm/br/
• www.divertudo.com.br/
• www.ziraldo.com.br/
• www.yo-yo.org/Forest/
• www.cidadedamalta.pt/entrada.html
• www.canalkids.com.br/portal/index.php
• www.pop.com.br/barra.php?url=/popgames/index01.php
• sitededicas.uol.com.br/
• www.obrasileirinho.org.br
• www.plenarinho.gov.br
• www.ibge.gov.br/7a12/default.php
• www.mingaudigital.com.br/
•www.microsoft.com/brasil/athome/security/children/gamingonline
msx
• www.familia-relacionamento.com.br

quarta-feira, 9 de julho de 2008

INCLUSÃO DE PORTADORES DE SURDEZ?


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Ione Campos dos Santos foi a pioneira em Vacaria a abrir uma CLASSE ESPECIAL DE DEFICIENTES AUDITIVOS, há vinte anos atrás, precariamente e hoje, ainda sentimos a necessidade de um instrutor e intérprete, todos os dias junto aos alunos e comunidade escolar, materiais concretos para melhor desenvolvimento cognitivo, pois o potencial dos alunos é imenso.
No ano de 2001 foi fundada a APASC- Associação de Pais e Amigos dos Surdos e Colaboradores, que somando esforços, juntamente com a escola, que conseguimos mobilizar a Promotoria Pública, a Secretaria Municipal de Educação e o COMDICA que se sensibilizaram e entenderam a necessidade de trazermos o CURSO DE LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais para a Classe Especial e comunidade surda neste semestre, concluindo o módulo avançado e com previsão para o segundo semestre de reiniciarmos com o módulo inicial, constatamos o visível progresso de nossos alunos, pais e professores que freqüentam o curso.
Enfrentar o desafio a inclusão, trabalhar com a diversidade, nos angustia, como incluir um aluno surdo em uma classe regular? É possível? Visto que somente duas professoras de nosso quadro de recursos humanos dominam LIBRAS, faltando instrutor e intérprete para as séries iniciais e finais do ensino fundamental e médio?
Temos e convivemos todos os dias com a diferença, o desconhecido, o novo, pois buscamos uma ação pedagógica mais eficiente, visto que o envolvimento de todos é necessário.
Observamos alunos que vêm transferidos de outras escolas, onde freqüentavam classes regulares, percebe-se claramente deficiências na comunicação de sinais e na própria aprendizagem.
Não basta fazer leis, temos de ter condições de viabilizá-las. Seria utopia acreditar que em um curto espaço de tempo teremos os recursos necessários para que nossos alunos possam realmente avançar para as séries subseqüentes tendo todos os recursos necessários?
Diretora da Escola: Eda Maria das Graças Martins Busin
 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios