SALA DE INFORMÁTICA

O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), transforma a aprendizagem tornando-a mais atrativa e exerce um papel, senão fundamental, indispensável para o crescimento intelectual da criança. Atuando como coadjuvantes dos recursos didático-pedagógicos, auxilia o professor a despertar no aluno o desejo da busca do conhecimento. A Internet como uma ferramenta de pesquisa e informação, os softwares educacionais, o uso da multimídia, os atrativos gráficos e sonoros, entre outros, tornam o computador cada vez mais integrante do processo de ensino e aprendizagem.

REGRAS DO LABORATÓRIO

Para manter o laboratório em bom funcionamento, as seguintes orientações devem ser respeitadas, sendo terminantemente proibido: 1. Acessar chats, páginas de relacionamentos ou de conteúdos impróprios ou outras não relacionadas às atividades escolares; 2. Ter atitudes desrespeitosas com os professores e colegas. 3. Consumir ou portar alimentos e bebidas na dependência do laboratório; 4. Alterar as configurações dos computadores e programas; 5. Modificar a localização de periféricos e componentes dos computadores, tais como monitor, teclado e mouse; 6. Fazer download e instalação de qualquer tipo de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

APLICAÇÃO DO PROJETO BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

Estas brincadeiras fazem parte do Projeto Brincadeiras de Antigamente elaborado no curso Multiplicando Saberes Através das TICs, aplicadas nas turmas de Pré a 4ª série pelas professoras multiplicadoras Yeda, Rosemeri e Márcia, mais a professora parceira Isabel.
Os nomes das brincadeiras podem variar de um lugar para o outro, mas que hoje também podem encantar, são parte da cultura popular.
AMARELINHA:
Idade: A partir dos 7 anos.
Local: Pátio.
Material: Giz ou fita adesiva e pedra, ou bolinha de papel, até pode ser pedacinho de casca de laranja ou bergamota.
Participantes: Um ou mais.
Como brincar: Depois de desenhado o diagrama no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval chamada de céu e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só. Quando chega à figura oval onde está escrito inferno, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, ela repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez.
Vence quem completar o percurso primeiro. "A brincadeira também é chamada de amarela, marelinha, academia, cademia, sapata, avião, maré, macaca, pular-macaco.
CINCO-MARIAS:
Idade: A partir dos 7 anos.
Local: Pátio.
Material: Cinco Saquinhos recheados com areia ou arroz.
Participantes: Um ou mais.
Como brincar: Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os 5 saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase: ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para a outra.
O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase: os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar 3. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante.
Na quarta fase: a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas.
A última fase: determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. "A brincadeira também é chamada de jogo das pedrinhas."
Materiais simples ou sucatas podem virar brinquedo para as crianças
PÉ DE LATA:
Idade: A partir dos 5.
Como brincar: Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas.
Quem não gosta de brincar de roda?



A CANOA VIROU:
Esta roda é diferente, tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo.
Participantes: no mínimo dois.
Organização: Roda
Como brincar: As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso" QUE NÃO SOUBE REMAR". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os colegas. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e de costas para o centr da roda. Ainda girando, eles começam a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.
MÚSICA:
A canoa virou.
Por deixá-la virar,
foi por causa do Pedrinho(?).
Que não soube remar.
--
Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar,
tirava o Pedrinho(?)
do fundo do mar.
MARCHA, SOLDADO:
Um atrás do outro, os pequenos vão marchando.
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em fileiras.
COMO BRINCAR: As crianças marcham enquanto cantam a música.
MÚSICA:
Marcha, soldado,
Cabeça de papel!
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel.

Brincadeiras/atividades retiradas da Revista Escola.
O Projeto das Brincadeiras de Antigamente encontra-se no seguinte link:http://multiplicandosaberesatravesdastics.pbwiki.com/PROJETO:JOGOS+e+BRINCADEIRAS+de+ANTIGAMENTE

2 comentários:

Unknown disse...

Vim agradecer pelo carinho e dizer que posso te colocar como parceira sim, mas preciso de uma imagem de seu link, pois não achei. Se vc não tiver eu mesma posso fazer, dê uma olhada na tabelinha de preços em meu blog e vc vai ver que é baratíssimo.Bjs e obrigada pela visita.

Unknown disse...

Olá Yone, desculpe a demora, mas vim avisar de que acabei de colocar seu blog na sala de parceiros e vim perguntar se já inscreveu o mesmo para ser destaque na campanha da Amizade. É uma ótima forma de divulgá-lo. Inscreva-se, é muito fácil. Bjs e um ótimo fim de semana!

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