SALA DE INFORMÁTICA

O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), transforma a aprendizagem tornando-a mais atrativa e exerce um papel, senão fundamental, indispensável para o crescimento intelectual da criança. Atuando como coadjuvantes dos recursos didático-pedagógicos, auxilia o professor a despertar no aluno o desejo da busca do conhecimento. A Internet como uma ferramenta de pesquisa e informação, os softwares educacionais, o uso da multimídia, os atrativos gráficos e sonoros, entre outros, tornam o computador cada vez mais integrante do processo de ensino e aprendizagem.

REGRAS DO LABORATÓRIO

Para manter o laboratório em bom funcionamento, as seguintes orientações devem ser respeitadas, sendo terminantemente proibido: 1. Acessar chats, páginas de relacionamentos ou de conteúdos impróprios ou outras não relacionadas às atividades escolares; 2. Ter atitudes desrespeitosas com os professores e colegas. 3. Consumir ou portar alimentos e bebidas na dependência do laboratório; 4. Alterar as configurações dos computadores e programas; 5. Modificar a localização de periféricos e componentes dos computadores, tais como monitor, teclado e mouse; 6. Fazer download e instalação de qualquer tipo de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

OVO CABELUDO

Materiais:











É preciso:
• 1 ovo• Terra (boa para plantas)• Sementes de relva, de alpista, de trigo ou de algo semelhante• Canetas de feltro, marcadores ou tintas de várias cores• Tira de cartolina (10 x 3 cm) da cor que se quiser (é opcional)• Tesoura• Cola
Como fazer:
1 - (Para esta tarefa é melhor ter um adulto a ajudar.) Pega no ovo cru e faz-lhe um orifício com cerca de 1,5 cm de diâmetro no topo. Deixa que o conteúdo do ovo saia pelo buraco. (Esse conteúdo pode ser utilizado para fazer uma gemada, um ovo mexido, ou outra coisa de que te lembres.)







2 – Lava a casca e o seu interior com muito cuidado.







3 – Enche a casca com terra previamente escolhida (para eliminar os torrões) e, antes de a terra atingir o topo, espalha algumas sementes de erva. Podes utilizar as sementes da alpista que serve de alimento a algumas aves.







4 – Cobre as sementes com uma camada de terra com cerca de 0,5 cm de espessura. Deita alguma água, mas sem ensopar a terra.
5 – Desenha uma cara em cada ovo com tintas ou canetas de feltro.







6 - Com uma tira de cartolina com 2 ou 3 cm de altura, faz uma base para colocar o ovo, cortando-a e colando-a de modo a formar um cilindro oco.Se quiseres, podes também simplesmente colocar o ovo numa caixinha ou num recipiente, pousando-o em cima de terra, areia ou arroz, feijões, pedrinhas ou algo semelhante.








7 - Ao crescer, a erva vai parecer o cabelo da "cara" do ovo.
Nota: Se quiseres, faz vários ovos em vez de um só.


Fonte: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Fazer&ID=135

PALHAÇO CONE DE LÃ


Que tal aproveitar aquele novelão de linha vazio que
você tem em casa para fazer um palhaço?
O corpo dele fica solto, e você consegue movimentá-lo e brincar um montão!
MATERIAL
- 1 cone vazio de linha ou lã (pode ser de papelão ou plástico).
- 1 vareta de pipa ou espetinho para churrasco.
- 1 bola de isopor grande (para a cabeça).
- 2 bolas de isopor pequenas (para o nariz e os olhos).
- 2 botões escuros (para os olhos).
- restos de lã.
- sobras de papel camurça ou outro tipo qualquer.
- restos de tecido.
- fita para a gravata.
=Pegue o cone vazio (já vem com furo no meio) e encape-o com papel camurça, de acordo com sua preferência.
Você também pode pintá-lo (se o cone ser de papelão)

=Pinte a bola maior para o rosto com guache pêssego ou bege e
pinte uma das bolas menores de vermelho. Cole a bola vermelha no lugar do nariz. Corte ao meio a outra bola menor e cole as duas partes na altura dos olhos. Você pode colocar um botão no meio para completar os olhos.
=Agora pinte a boca ou desenhe os lábios em papel camurça e cole-o no rosto. Faça os cabelos com fios de lã, colando-os no alto da cabeça. Se preferir, pode prendê-los com alfinete ou preguinho.
=Com a cabeça pronta, espete-a no palito ou vareta. Se desejar, faça um chapéu para o palhaço.
=Corte um quadrado de tecido de cerca de 30x30 cm e transpasse-o pelo palito para que se transforme em corpo do palhaço. Amarre um laço no pescoço do boneco para dar acabamento.
=Agora é só virar o cone de cabeça para baixo e colocar o palhaço dentro dele.
Fonte: http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos.html

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

DIA DA AMAZÔNIA - 05 de setembro

Dia da Amazônia
A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistema auto-sustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.
Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.
Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=44

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

domingo, 31 de agosto de 2008

Para usar na Alfabetização

Alfabetização socioconstrutivista

Ler cuidadosamente antes de usar.

Uso pediátrico e adulto.

Composição:
Planejamento ................................................100 mg
Dedicação....................................................100 mg
Intervenção-mediação ........................................100 mg
Credibilidade................................................100 mg
Mobilização..................................................100 mg
Diversidade de textos .......................................100 mg
Amor ........................................................100 mg

Informação ao professor

O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos
estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o
nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que
pensar.O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende.
É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis
durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor,
selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.

Indicações

É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião
ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso
do medicamento.

Contra-indicações
Não tem.

Precauções

O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar
com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da
intervenção que o professor vai fazer.

Reações Adversas

Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e
não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser
advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.

Posologia

Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem
que a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas
diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas
em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas
corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.
Uso sob prescrição pedagógica.

Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado
Mandaguari – Paraná – Brasil

quinta-feira, 14 de agosto de 2008


Turma C do Curso LINUX
27/05 a 14/08 de 2008



 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios