SALA DE INFORMÁTICA

O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), transforma a aprendizagem tornando-a mais atrativa e exerce um papel, senão fundamental, indispensável para o crescimento intelectual da criança. Atuando como coadjuvantes dos recursos didático-pedagógicos, auxilia o professor a despertar no aluno o desejo da busca do conhecimento. A Internet como uma ferramenta de pesquisa e informação, os softwares educacionais, o uso da multimídia, os atrativos gráficos e sonoros, entre outros, tornam o computador cada vez mais integrante do processo de ensino e aprendizagem.

REGRAS DO LABORATÓRIO

Para manter o laboratório em bom funcionamento, as seguintes orientações devem ser respeitadas, sendo terminantemente proibido: 1. Acessar chats, páginas de relacionamentos ou de conteúdos impróprios ou outras não relacionadas às atividades escolares; 2. Ter atitudes desrespeitosas com os professores e colegas. 3. Consumir ou portar alimentos e bebidas na dependência do laboratório; 4. Alterar as configurações dos computadores e programas; 5. Modificar a localização de periféricos e componentes dos computadores, tais como monitor, teclado e mouse; 6. Fazer download e instalação de qualquer tipo de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

APLICAÇÃO DO PROJETO BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

Estas brincadeiras fazem parte do Projeto Brincadeiras de Antigamente elaborado no curso Multiplicando Saberes Através das TICs, aplicadas nas turmas de Pré a 4ª série pelas professoras multiplicadoras Yeda, Rosemeri e Márcia, mais a professora parceira Isabel.
Os nomes das brincadeiras podem variar de um lugar para o outro, mas que hoje também podem encantar, são parte da cultura popular.
AMARELINHA:
Idade: A partir dos 7 anos.
Local: Pátio.
Material: Giz ou fita adesiva e pedra, ou bolinha de papel, até pode ser pedacinho de casca de laranja ou bergamota.
Participantes: Um ou mais.
Como brincar: Depois de desenhado o diagrama no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval chamada de céu e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só. Quando chega à figura oval onde está escrito inferno, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, ela repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez.
Vence quem completar o percurso primeiro. "A brincadeira também é chamada de amarela, marelinha, academia, cademia, sapata, avião, maré, macaca, pular-macaco.
CINCO-MARIAS:
Idade: A partir dos 7 anos.
Local: Pátio.
Material: Cinco Saquinhos recheados com areia ou arroz.
Participantes: Um ou mais.
Como brincar: Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os 5 saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase: ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para a outra.
O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase: os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar 3. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante.
Na quarta fase: a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas.
A última fase: determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. "A brincadeira também é chamada de jogo das pedrinhas."
Materiais simples ou sucatas podem virar brinquedo para as crianças
PÉ DE LATA:
Idade: A partir dos 5.
Como brincar: Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas.
Quem não gosta de brincar de roda?



A CANOA VIROU:
Esta roda é diferente, tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo.
Participantes: no mínimo dois.
Organização: Roda
Como brincar: As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso" QUE NÃO SOUBE REMAR". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os colegas. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e de costas para o centr da roda. Ainda girando, eles começam a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.
MÚSICA:
A canoa virou.
Por deixá-la virar,
foi por causa do Pedrinho(?).
Que não soube remar.
--
Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar,
tirava o Pedrinho(?)
do fundo do mar.
MARCHA, SOLDADO:
Um atrás do outro, os pequenos vão marchando.
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em fileiras.
COMO BRINCAR: As crianças marcham enquanto cantam a música.
MÚSICA:
Marcha, soldado,
Cabeça de papel!
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel.

Brincadeiras/atividades retiradas da Revista Escola.
O Projeto das Brincadeiras de Antigamente encontra-se no seguinte link:http://multiplicandosaberesatravesdastics.pbwiki.com/PROJETO:JOGOS+e+BRINCADEIRAS+de+ANTIGAMENTE

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

OVO CABELUDO

Materiais:











É preciso:
• 1 ovo• Terra (boa para plantas)• Sementes de relva, de alpista, de trigo ou de algo semelhante• Canetas de feltro, marcadores ou tintas de várias cores• Tira de cartolina (10 x 3 cm) da cor que se quiser (é opcional)• Tesoura• Cola
Como fazer:
1 - (Para esta tarefa é melhor ter um adulto a ajudar.) Pega no ovo cru e faz-lhe um orifício com cerca de 1,5 cm de diâmetro no topo. Deixa que o conteúdo do ovo saia pelo buraco. (Esse conteúdo pode ser utilizado para fazer uma gemada, um ovo mexido, ou outra coisa de que te lembres.)







2 – Lava a casca e o seu interior com muito cuidado.







3 – Enche a casca com terra previamente escolhida (para eliminar os torrões) e, antes de a terra atingir o topo, espalha algumas sementes de erva. Podes utilizar as sementes da alpista que serve de alimento a algumas aves.







4 – Cobre as sementes com uma camada de terra com cerca de 0,5 cm de espessura. Deita alguma água, mas sem ensopar a terra.
5 – Desenha uma cara em cada ovo com tintas ou canetas de feltro.







6 - Com uma tira de cartolina com 2 ou 3 cm de altura, faz uma base para colocar o ovo, cortando-a e colando-a de modo a formar um cilindro oco.Se quiseres, podes também simplesmente colocar o ovo numa caixinha ou num recipiente, pousando-o em cima de terra, areia ou arroz, feijões, pedrinhas ou algo semelhante.








7 - Ao crescer, a erva vai parecer o cabelo da "cara" do ovo.
Nota: Se quiseres, faz vários ovos em vez de um só.


Fonte: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Fazer&ID=135

PALHAÇO CONE DE LÃ


Que tal aproveitar aquele novelão de linha vazio que
você tem em casa para fazer um palhaço?
O corpo dele fica solto, e você consegue movimentá-lo e brincar um montão!
MATERIAL
- 1 cone vazio de linha ou lã (pode ser de papelão ou plástico).
- 1 vareta de pipa ou espetinho para churrasco.
- 1 bola de isopor grande (para a cabeça).
- 2 bolas de isopor pequenas (para o nariz e os olhos).
- 2 botões escuros (para os olhos).
- restos de lã.
- sobras de papel camurça ou outro tipo qualquer.
- restos de tecido.
- fita para a gravata.
=Pegue o cone vazio (já vem com furo no meio) e encape-o com papel camurça, de acordo com sua preferência.
Você também pode pintá-lo (se o cone ser de papelão)

=Pinte a bola maior para o rosto com guache pêssego ou bege e
pinte uma das bolas menores de vermelho. Cole a bola vermelha no lugar do nariz. Corte ao meio a outra bola menor e cole as duas partes na altura dos olhos. Você pode colocar um botão no meio para completar os olhos.
=Agora pinte a boca ou desenhe os lábios em papel camurça e cole-o no rosto. Faça os cabelos com fios de lã, colando-os no alto da cabeça. Se preferir, pode prendê-los com alfinete ou preguinho.
=Com a cabeça pronta, espete-a no palito ou vareta. Se desejar, faça um chapéu para o palhaço.
=Corte um quadrado de tecido de cerca de 30x30 cm e transpasse-o pelo palito para que se transforme em corpo do palhaço. Amarre um laço no pescoço do boneco para dar acabamento.
=Agora é só virar o cone de cabeça para baixo e colocar o palhaço dentro dele.
Fonte: http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos.html

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

DIA DA AMAZÔNIA - 05 de setembro

Dia da Amazônia
A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistema auto-sustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.
Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.
Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=44

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

 
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