SALA DE INFORMÁTICA

O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), transforma a aprendizagem tornando-a mais atrativa e exerce um papel, senão fundamental, indispensável para o crescimento intelectual da criança. Atuando como coadjuvantes dos recursos didático-pedagógicos, auxilia o professor a despertar no aluno o desejo da busca do conhecimento. A Internet como uma ferramenta de pesquisa e informação, os softwares educacionais, o uso da multimídia, os atrativos gráficos e sonoros, entre outros, tornam o computador cada vez mais integrante do processo de ensino e aprendizagem.

REGRAS DO LABORATÓRIO

Para manter o laboratório em bom funcionamento, as seguintes orientações devem ser respeitadas, sendo terminantemente proibido: 1. Acessar chats, páginas de relacionamentos ou de conteúdos impróprios ou outras não relacionadas às atividades escolares; 2. Ter atitudes desrespeitosas com os professores e colegas. 3. Consumir ou portar alimentos e bebidas na dependência do laboratório; 4. Alterar as configurações dos computadores e programas; 5. Modificar a localização de periféricos e componentes dos computadores, tais como monitor, teclado e mouse; 6. Fazer download e instalação de qualquer tipo de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão.

domingo, 31 de agosto de 2008

Para usar na Alfabetização

Alfabetização socioconstrutivista

Ler cuidadosamente antes de usar.

Uso pediátrico e adulto.

Composição:
Planejamento ................................................100 mg
Dedicação....................................................100 mg
Intervenção-mediação ........................................100 mg
Credibilidade................................................100 mg
Mobilização..................................................100 mg
Diversidade de textos .......................................100 mg
Amor ........................................................100 mg

Informação ao professor

O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos
estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o
nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que
pensar.O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende.
É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis
durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor,
selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.

Indicações

É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião
ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso
do medicamento.

Contra-indicações
Não tem.

Precauções

O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar
com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da
intervenção que o professor vai fazer.

Reações Adversas

Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e
não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser
advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.

Posologia

Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem
que a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas
diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas
em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas
corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.
Uso sob prescrição pedagógica.

Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado
Mandaguari – Paraná – Brasil

quinta-feira, 14 de agosto de 2008


Turma C do Curso LINUX
27/05 a 14/08 de 2008



 
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